top of page
Buscar
Identidade Marcas

Posso perder minha marca após anos de uso?


marca registrada

Quando falamos de grandes humoristas ou programas humorísticos brasileiros de quem você lembra?


Se você é da década de 70 ou 80 (se não é dessa década continue lendo... a notícia é de 2023) certamente lembrará do programa OS TRAPALHÕES da rede Globo. Estrelado pelo quarteto cômico, composto por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

O humorista Renato Aragão tornou o personagem DIDI conhecido nacionalmente e usa a marca por quase 60 anos.


Nos últimos dias vários jornais noticiaram que o famoso humorista perdeu o direito de uso da marca DIDI.

É possível alguém perder a marca após tantos anos de uso?

É possível uma marca tão conhecida deixar de pertencer a quem à utiliza?

Caros leitores, a resposta para todas essas perguntas é SIM. Desde de que não esteja registrada ou não seja defendida em tempo hábil.


Você deve estar pensando. Que absurdo, ele criou a marca e faz uso dela por tanto tempo e agora não poderá mais utilizá-la!


O fato de você ter tornado uma marca famosa, utilizá-la por muitos anos não garante por si só que você é o titular (dono) da marca. Aqui cabe aquela expressão que diz: O DIREITO NÃO SOCORRE QUEM DORME.


Para ser de fato DONO DA MARCA é necessário REGISTRÁ-LA no órgão competente e não apenas isso é necessário registrá-la de forma correta. Registrar na categoria errada ou sem levar em consideração a abrangência da marca é perder tempo e dinheiro.


No caso em questão a empresa chinesa BEIJING DIDI INFINITY TECHNOLOGY solicitou o registro da marca DIDI junto ao INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, órgão competente para registrar marca no Brasil.


A referida empresa solicitou o registro em várias categorias de produtos e serviços, inclusive em algumas categorias das quais o humorista utiliza ou poderia vir a utilizar, tais como transmissões radiofônica e televisivas, propaganda e publicidade on-line.


Na consulta ao INPI é possível verificar que Renato Aragão Produções Artísticas é titular das marcas correlatas “AS AVENTURAS DO DIDI” e DIDIZINHO, mas não requereu o registro para a marca DIDI, sendo assim, MESMO APÓS TANTOS ANOS DE USO, a marca estava com seu alicerce desprotegido.


Construir uma marca e torná-la conhecida não é fácil, por décadas pessoas e empresas dedicam tempo e dinheiro para construir e manter sua reputação e cativar o público.

O humorista Renato Aragão certamente sempre será lembrado pelos brasileiros como o DIDI, mas infelizmente o fato ocorrido pode lhe custas muito dinheiro e até mesmo uma grande discussão jurídica.


Sua marca é sua identidade, registre!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page